domingo, 19 de fevereiro de 2012

O dente de lobo

O dente de lobo é considerado um dente vestigial que não tem função na mastigação e  sofre um choque da embocadura causando grandes problemas antigamente  atribuídos a “doma” ou “distúrbios comportamentais”.
Tecnicamente é o primeiro pré-molar, porém, há casos em que o animal apresenta mais de 1 dente de lobo ou até mesmo não possui, no entanto, não é comum encontrar os 4 dentes. Vale ressaltar que podemos encontrar o dente de lobo embaixo da gengiva e o procedimento de retirada e os sintomas do animal são os mesmos!
Torna-se necessário a extração desses dentes em qualquer animal que utilize embocadura (animais de qualquer esporte eqüestre ou de passeio), caso contrário é bem provável que o cavalo apresente manifestações de dor, tais como:

·         Balançar a cabeça para baixo e para cima, para os lados;
·         Não fazer curvas;
·         Fortes puxadas nas rédeas;
·         Disparar, empinar e até mesmo cair de costas.

Hoje em dia é bem comum os treinadores e domadores pedirem um exame odontológico do animal afim de evitar com que este tenha reações inesperadas,  evitando assim prováveis futuros acidentes.

VIZUALIZAÇÃO DO DENTE DE LOBO

2 comentários:

  1. Olá Dr. Tive o prazer de participar c/o Dr.Celso em procedimento p/extração de 2 dentes de "lobo", além de outras correções dentárias, em animal a campo.O sucesso foi total, haja vista que o animal logo após o término dos trabalhos, foi se alimentar de capim, como se nada tivesse acontecido.O proprietário não conhecia a técnica e se surpreendeu com o resultado.Legal mesmo. abraços.CNavis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, realmente é um procedimento que faz muito bem para animais que utilizam embocadura. Abraço. Dr. Celso

      Excluir